quinta-feira, 13 de novembro de 2014

RETRATO GLOBAL DAS EMISSÕES DE AEROSSÓIS


     Esta imagem incrível da NASA retrata a distribuição global de aerossóis em movimento em todo o nosso planeta. A imagem foi produzida pelo Modelo Goddard Earth Observing System, versão 5 (GEOS-5), que é capaz de simular o tempo em todo o mundo em resoluções de 10-3,5 quilômetros (km).

    Um aerossol é qualquer suspensão de gotículas líquidas ou sólidas na atmosfera. As grandes quantidades de aerossóis, (cerca de 90% em massa) são de origem natural. Como exemplos temos os incêndios florestais, cinzas de vulcões , dióxido de enxofre e outros gases. Na verdade, dois dos aerossóis mais abundantes são o sal do mar e a poeira levada pelo vento, ou seja, as brisas marítimas e as tempestades de areia.

     Os 10% restantes  são considerados emissões antrópicas resultado da atividade humana. Embora esses aerossóis sejam muito menos abundantes do que os seus homólogos naturais, eles podem dominar o ar em que há um grande desenvolvimento urbano e industrial. Carros, incineradores e usinas como as termoelétricas são grandes produtoras  de sulfatos, nitratos, carbono negro e outras partículas. Longe dos centros urbanos, um acúmulo de aerossóis também pode acontecer como resultado do desmatamento, pastoreio excessivo e seca. Todos estes impactos em terra pode resultar em um aumento do ritmo a que os aerossóis de pó entrar na nossa atmosfera.

      Nesta imagem podemos ver aerossóis na forma de poeira (vermelho), o sal do mar (azul), fumaça (verde) e partículas de sulfato (branco). Além de criar uma imagem surpreendente, esta tecnologia oferece uma ferramenta única para estudar o papel do tempo em sistemas climáticas e atmosféricas da Terra.

Image produzida por NASA’s Goddard Space Flight Center in Greenbelt, Md. (William Putman, NASA/Goddard).



Aerossóis:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...