terça-feira, 20 de junho de 2017

PROPAGANDA É A ALMA DO... PARTIDO!

  Já leram 1984, de Eric Arthur Blair (George Orwell)? Os cartazes abaixo parecem ter saído diretamente de lá... Se não leu, leia. Vale a pena.

  A União Soviética (URSS) foi um país que existiu entre 1922 e 1991. Entre 1947 e 1991, URSS e EUA disputaram a hegemonia mundial de seus respectivos sistemas econômicos (o socialismo e o capitalismo), através de embates estratégicos (como a corrida espacial) e conflitos indiretos (como a Guerra do Vietnã).

  Selecionamos nove cartazes soviéticos publicados no site Rede Histórica traduzidos para o português. Os cartazes eram uma forma de propaganda política e ideológica socialista que influenciaram a memória e o pensamento do povo soviético. Veja os cartazes abaixo e imagine-os espalhados por aí, em ônibus, metrôs, muros, prédios públicos... mas saiba que não se tratava de piada ou charge, era coisa séria mesmo!


"Fofocar ajuda o inimigo!" Entenderam quem o lado escuro do cartaz representava com o paletó, óculos e cabelo arrumadinho?


"Religião é veneno. Proteja as crianças".


"Nunca minta!"

"Os felizes nascem sob a estrela soviética!"


"Ajuda aos famintos à americana"


"Lenin viveu. Lenin vive. Lenin viverá! - V. Mayakovsky"


"Morte ao imperialismo mundial"


"O Partido e Lenin são irmãos gêmeos - quem é mais valioso para a história-mãe? Nós falamos Lenin, - subentendemos o Partido, Nós falamos o Partido, subentendemos Lenin".


E o melhor de todos: "Vá para o banho depois do trabalho"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...