segunda-feira, 8 de setembro de 2014

GENTRIFICAÇÃO ? SE NÃO SABE O QUE É, APRENDA AQUI!

A palavra gentrificação (do inglês gentrification) pode ser entendida como sendo o processo de mudança imobiliária, nos perfis residenciais e padrões culturais, seja de um bairro, região ou cidade. Esse processo envolve necessariamente a troca de um grupo por outro com maior poder aquisitivo em um determinado espaço e que passa a ser visto como mais qualificado que o outro.

Hoje, este processo pode ser observado em diferentes capitais brasileiras: na revitalização do Centro de São Paulo (SP); nas obras da zona portuária e no aumento do preço da moradia em bairros como Botafogo e Flamengo, no Rio de Janeiro (RJ); em Salvador (BA) e no Recife (PE), no histórico cais Estelita, recente alvo de manifestações para impedir a construção de mais de dez prédios no local.

Entre os principais resultados da mudança que gentrificação provoca em um espaço, podemos destacar: 

1) a reorganização da geografia urbana com a substituição de um grupo por outro; 
2) reorganização espacial de indivíduos com determinados estilos de vida e características culturais; 
3) transformação do ambiente construído com a criação de novos serviços e melhorias; e 
4) alteração de leis de zoneamento que permita um aumento no valor dos imóveis, aumento da densidade populacional e uma mudança no perfil socioeconômico.

Para os críticos, esse processo traz consequências como o uso do espaço como ferramenta de poder, a semelhança entre as cidades, a reafirmação da classe média e de um modo de vida que não valoriza o coletivo, e sim um determinado grupo.

É importante salientar que a gentrificação pode ser causada por "requalificações urbanas", que provocam elevações nos padrões de função dos estabelecimentos do local e de seu entorno, podendo iniciar também alterações em suas formas. (Conceitos de Forma e Função)

Citar que o uso elitizado de uma gentrificação começa a gerar novas necessidades neste espaço e uma consequente readequação do uso deste, que "nem sempre" (ou quase nunca) vai beneficiar à todas as classes de forma igualitária.


This Is What Gentrification Really Is

Fonte: Uol Vestibular (modificado).

Agradecemos a participação da Professora Jamille Almessane nas considerações finais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...