domingo, 18 de outubro de 2015

UM MURO COM A TOPOGRAFIA DO RIO DE JANEIRO

     No ano de 2005, um grupo de artistas de rua (Apocalipse Crew) tomou a iniciativa de propor à administração da Maison de France de pintar o muro externo da garagem do prédio com um graffitiinspirado na obra de um artista francês. O objetivo era de evitar sucessivas pixações, que levavam a Maison a pintar regularmente o muro.

    Os artistas imaginaram criar um painel em homenagem a Marcel Duchamp. Realizado no âmbito da programação dos 50 anos da construção da Maison de France, o projeto foi muito bem aceito pela imprensa (recebeu uma cobertura de 4 páginas na Revista de Domingo do jornal O Globo). Por outro lado o objetivo inicial foi atingido: durante este período de 5 anos, constatou-se que o muro não recebeu nenhuma pixação, proporcionando uma economia importante para a administração do prédio.

     Com sinais de fadiga, a obra precisa ser restaurada. Os mesmos artistas, o grupo Apocalipse Graffiti em parceria com o conceituado artista contemporâneo Ronald Duarte, vêm propor uma nova criação, um painel em homenagem a Jean Dubuffet, com o título “Gigante do Rio”.
O projeto artístico de alta relevância foi vencedor em 2010 do prêmio Bolsa FUNARTE de Estímulo a Artes Visuais do Ministério da Cultura.

     O evento se destina a valorizar o prédio “Maison de France” reconhecido como uma das mais prestigiosas instituições do Corredor Cultural do Centro da Cidade de Rio de Janeiro.
  A obra “Gigante do Rio/Homenagem a Dubuffet” é uma escultura monumental (25 de largura por 3,5 m de altura) representando o perfil dos Morros da Cidade do Rio de Janeiro, tal como eles eram vistos do mar por viajantes chegando de navio à Cidade Maravilhosa. Este perfil, lembrando um homem deitado, era chamado pelos viajantes de “Gigante Deitado”.
Os artistas do coletivo imaginaram Jean Dubuffet chegando de navio à cidade e se encantando com o cenário. A obra é uma reprodução do relevo da Serra Carioca, acompanhando as curvas de nível dos morros, reinterpretada em estilo “Dubuffetiano” pelos artistas cariocas em homenagem ao genial artista francês.

   Após uma pesquisa topográfica do relevo dos morros cariocas e o levantamento de suas curvas de nível, os artistas imaginaram como esses dados geográficos poderiam ser interpretados artisticamente e transformados em escultura, revisitando a obra de Dubuffet.

    A escultura, feita de resina e de isopor, é executada em 25 elementos de um metro de largura num atelier de Niterói pelo escultor Orlando Brasil, famoso artista de alegorias de escola de samba. Os elementos serão transportados por caminhão até o lugar de instalação e soldados entre si in situ.

    O projeto recebeu uma verba da FUNARTE/Ministério da Cultura, através do programa “Bolsa FUNARTE de estimulo a Artes Visuais 2010”. A bolsa possibilitou a realização da escultura monumental pelo grupo de artistas em um atelier de Niterói e seu transporte por caminhão até o Muro onde deverá ser instalada.

   O Consulado Geral da France e o Teatro Maison de France participaram com um financiamento complementar destinado a produção do evento para que ele se torne uma manifestação artística de alta relevância para o calendário cultural da Cidade do Rio de Janeiro.

Parcerias:
- Realização:
Soluções Urbanas
Apocalipse Graffiti

- Patrocinio:
Funart
Consulado da França
Instituto Moliere

- Apoio:
Color Gin








Confira o vídeo da montagem:


Fonte: Brasil Cultura e Soluções Urbanas

2 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...