quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

5 COISAS PARA SABER NO MUNDO DOS REFUGIDOS


Refugiados da Somália caminhando perto de ACNUR acampamento no leste do Quênia

1. Há mais pessoas deslocadas pela violência e pelos conflitos no planeta agora do que em qualquer momento desde a Segunda Guerra Mundial. A Agência de Refugiados das Nações Unidas (UNHCR) diz que o número de pessoas deslocadas à força, incluindo refugiados, requerentes de asilo e pessoas deslocadas internamente já atingiu mais de 51 milhões. A população de refugiados do mundo é maior do que a de Espanha, Coreia do Sul, ou do Canadá.

Uma mulher carrega cobertores e tapetes na cabeça no campo de refugiados de Zam Zam para pessoas deslocadas internamente (IDP) em Darfur do Norte, Sudão, 11 jun 2014. 


2. Que é um refugiado? E o que é uma pessoa internamente deslocada? 

     Um refugiado é alguém que foi forçado a fugir do seu país e que tenha um fundado temor de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, opinião política ou pertença a um grupo social particular. No final de 2013, havia 16,7 milhões de refugiados em todo o mundo. 
    Uma pessoa deslocadas internamente (IDP) é alguém que foge de conflitos e da violência para outra parte do seu próprio país. Para todos os refugiados no mundo, duas são deslocadas. No final de 2013 existiam 33,3 milhões de deslocados internos. 

Refugiados em rota para Irbil, Iraque, 12 junho de 2014.

3. Que tipo de pessoas são refugiados? 

     Mais de 50% dos refugiados em todo o mundo são mulheres e crianças. Embora você possa pensar que todos eles vivem em campos de refugiados, mais de dois terços vivem em cidades, vilas e aldeias. Os conflitos não discriminam com base no nível de educação ou status social: os refugiados vêm de todas as esferas da vida. Eles podem ser médicos, professores, estudantes universitários, agricultores ou donos de pequenos negócios. Mais da metade dos refugiados reconhecidos pelo ACNUR não conseguiram voltar para suas casas por mais de cinco anos, e se você adicionar os palestinos (que são contados separadamente), esse número salta para mais de 67 %. As maiores nacionalidades de refugiados são afegãos, sírios e Somalis. Estas três populações são mais do que 50 por cento dos refugiados no mundo. 

Uma criança síria anda na lama através da Fadaya Camp, 09 março de 2014.

4. A comunidade internacional está atuando em três "Nível 3 de emergências", ao mesmo tempo. O que significa isso? 
     "Nível 3" é uma designação da ONU para o mais alto nível de crise humanitária. Neste momento, existem "Nível 3 de emergências" na Síria, o Sudão do Sul, Iraque, e da República Centro-Africano. Estas três emergências sozinhas forçaram milhares de pessoas a fugir para salvar suas vidas. 

Um trabalhador afegão levanta um saco de trigo para sua família doado pela USAID através da agência das Nações Unidas de refugiados em Cabul, Afeganistão, 02 de janeiro de 2013.
5. Que somos nós, os Estados Unidos, e o que fazemos a respeito?
  Os Estados Unidos são o maior doador individual para atividades humanitárias em todo o mundo, fornecendo cerca de US $ 5 bilhões em 2013.
     Isso inclui mais de US $ 2 bilhões para salvar vidas e aliviar o sofrimento causado pelo conflito na Síria, com programas ajudar 4,7 milhões de pessoas na Síria e mais de 2,8 milhões de refugiados em países vizinhos.
     Nós também ajudamos os milhões de pessoas que fugiram da perseguição na Birmânia, Afeganistão, e em muitos outros lugares ao redor do mundo.
    A nossa assistência salva vidas, defende a dignidade humana, ajuda a estabilizar situações voláteis, e impedir ou atenuar as condições que reproduzem o extremismo e a violência. Quando os refugiados, deslocados internos e solicitantes de asilo não tem mais ninguém no mundo para representar-los e ajudá-los a sobreviver, os Estados Unidos está aqui e vai ajudar.
    Nós reassentamos mais refugiados nos Estados Unidos do que todos os outros países juntos -. 70.000 em 2013. Os Estados Unidos foi construído por pessoas que fugiram da opressão e da guerra, saltou na oportunidade, e trabalharam dia e noite para reinventar-se nesta nova terra. Os refugiados que chegam nos Estados Unidos hoje continuam esta tradição, renovando as qualidades que tornam o nosso país forte.
    Sobre o autor: Anjalina Sen serve como Diretor de Relações Públicas do Escritório de População, Refugiados e Migração do Departamento de Estado dos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...