terça-feira, 11 de dezembro de 2012

URBANIZAÇÃO MUNDIAL E SUAS DIFERENÇAS

     A urbanização dos países desenvolvidos está ligada basicamente ao processo de industrialização em sentido amplo, e começou logo após a revolução industrial, fazendo a sociedade migrar do meio rural para o meio urbano, definição que da ao êxodo rural, e tiveram uma urbanização lenta e planejada.

Existem dois tipos de fatores que contribuem com o êxodo rural, são eles:

a) Repulsivos: são aqueles que expulsam o homem do campo, como a concentração de terras, mecanização da lavoura e a falta de apoio governamental.
b) Atrativos: são aqueles que atraem o homem do campo para as cidades, como a expectativa de emprego, melhores condições de saúde, educação, etc.

Os paises subdesenvolvidos começaram urbanizar logo após a segunda guerra mundial, Com baixo nível de industrialização e com a urbanização rápida e desorganizada sem planejamento urbano acarretando assim problemas urbanos, como aglomerações e alta taxa de desemprego fazendo as pessoas sem oportunidades irem morar em locais pobres e sem estrutura, sem escolas e policiamento, com isso aumentando o índice de criminalidade.
 
Desenvolvidos x Subdesenvolvidos

Em países desenvolvidos:
•Urbanização mais antiga ligada em geral a primeira e Segunda revolução industrial.
•Urbanização mais lenta e num período de tempo mais longo, o que possibilitou ao espaço urbano se estruturar melhor.
•Formação de uma rede urbana mais densa e interligada.
Em países subdesenvolvidos:
Urbanização mais recente, em especial após a 2ª Guerra mundial;
•Urbanização acelerada e direcionada em muitos momentos para um número reduzido de cidades, o que gerou em alguns países a chamada “macrocefalia urbana”
•Existência de uma rede urbana bastante rarefeita e incompleta na maioria dos países.

Obs. Nas metrópoles dos países desenvolvidos os problemas urbanos como violência, transito caótico, etc., também estão presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...