segunda-feira, 12 de novembro de 2012

CLIMA

(UFPR 2014) -Segundo o geógrafo Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro, diferentes centros de ação atmosférica atuam sobre a América do Sul, sendo eles: Massa Tropical Atlântica, Massa Equatorial Continental, Massa Polar Atlântica, Massa Tropical Continental e Massa Equatorial do Atlântico Norte. Com base na atuação dessas massas de ar e em suas  características, considere as seguintes afirmativas:

1. A Massa Equatorial Continental é a única massa continental do planeta com características úmidas, devido à grande extensão da floresta amazônica e sua evapotranspiração.
2. A Massa Polar Atlântica é a responsável pelas ondas de frio que atingem o Brasil devido ao abastecimento polar proveniente do Ártico. 
3. A direção predominante dos ventos originados na Massa Tropical Atlântica sobre a fachada sul do Brasil é de oeste.
4. As massas Tropical Atlântica e Equatorial do Atlântico Norte são as formadoras, respectivamente, dos alísios de sudeste e nordeste que atuam sobre o Brasil.

Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

 ______________________________________________________________
UFPR 2014 - O Brasil apresenta uma situação confortável, em termos globais, quanto aos recursos hídricos. A disponibilidade hídrica per capita, determinada a partir de valores totalizados para o País, indica uma situação satisfatória [...]. Entretanto, apesar desse aparente conforto, existe uma distribuição espacial desigual dos recursos hídricos no território brasileiro. [...] O conhecimento da distribuição espacial da precipitação e, consequentemente, o da oferta de água, é de fundamental importância para determinar o balanço hídrico nas bacias brasileiras. 

http://arquivos.ana.gov.br/institucional/spr/conjuntura/webSite_relatorioConjuntura/projeto/index.html., p.37. Acesso em 09 set. 2014

Sobre o uso, gestão e disponibilidade dos recursos hídricos no país, assinale a alternativa INCORRETA.

a) A disponibilidade espacial dos recursos hídricos pode variar em função da sazonalidade, haja vista a diferença da precipitação, segundo os meses do ano e as regiões brasileiras.
b) A região hidrográfica do rio São Francisco tem como característica os menores índices de precipitação do Brasil, enquanto na região hidrográfica da Amazônia são observados os maiores índices de precipitação. 
c) Uma das características do sistema de abastecimento de água para consumo humano no Brasil é a preponderância do uso dos mananciais superficiais. 
d) Há uma forte relação entre cobertura vegetal e água, pois o desmatamento pode provocar aumento do escoamento superficial e redução da infiltração, o que pode alterar o ciclo hidrológico. 
e) Os problemas de abastecimento de água observados no Brasil são consequências de alterações da sazonalidade das chuvas causadas pelas mudanças climáticas globais, e do aumento da demanda.
 ______________________________________________________________
02- A existência de extensas áreas secas localizadas nas costas ocidentais do continente sul-americano, mais precisamente no Chile, é determinada, essencialmente, pela:

a) dinâmica atmosférica controlada pela zona de convergência intertropical;
b) presença de áreas de baixa pressão atmosférica;
c) alternância entre massas polares e equatoriais em tais latitudes; 
d) presença de correntes marítimas quentes ao longo dos litorais;
e) presença de correntes marítimas frias ao longo dos litorais.
 __________________________________________________________________
03- Os climogramas abaixos se referem, respectivamente, aos climas brasileiros:
 

a) Tropical de altitude, Tropical e Tropical úmido.
b) Equatorial Semiúmido, Tropical de altitude e Tropical Semiárido.
c) Tropical Úmido, Equatorial Semiúmido e Equatorial úmido.
d) Equatorial úmido, Tropical e Tropical litorâneo.
e) Tropical, Subtropical e Tropical de altitude.
__________________________________________________________________


04- Analise as afirmativas a seguir, que contêm aplicações práticas dos principais fatores climáticos. 

I. Regiões situadas em altas latitudes recebem maior quantidade e intensidade de radiações solares, devido à inclinação da Terra - e por isso são as mais quentes do globo.
II. A altitude compensa a latitude, principalmente em função da menor quantidade de moléculas de oxigênio para reter o calor - assim o ar rarefeito das altas montanhas é muito frio em qualquer latitude. 
III. Correntes marítimas frias, ao passarem nas proximidades de litorais, contribuem para o surgimento de desertos, já que a massa de ar sobre elas é mais seca e dificulta a chegada de massas úmidas ao continente - como ocorre, por exemplo, na relação entre a Corrente de Humboldt e o deserto do Atacama.
IV. A continentalidade faz com que a amplitude térmica seja menor, devido ao fato de que o continente tende a aquecer-se e resfriar-se mais lentamente do que o mar. Por isso, o hemisfério norte, que tem mais terras do que água, possui temperaturas menos extremas do que o hemisfério sul. 
V. O relevo influencia no clima ao criar barreiras naturais ou corredores para o trânsito das massas de ar. A disposição das montanhas na Ásia, por exemplo, facilita a chegada das massas frias do pólo norte até a região equatorial - ao contrário da América, onde as barreiras naturais do relevo dificultam tal trânsito.

Está correta ou estão corretas somente: 
a) apenas II e III. 
b) I, III, IV e V. 
c) apenas II.
d) I, II, III e V. 
e) apenas I e IV.
 __________________________________________________________________
05- Os climogramas I, II, III e IV representam graficamente as variações de temperatura média mensal (linhas) e as quantidades mensais de chuva de determinadas localidades (colunas).
 

(Fonte: MOREIRA, I. O espaço geográfico. Geografia Geral e do Brasil.

São Paulo: Editora Ática, 1999. p. 431.)
Considerando os climogramas acima, é correto afirmar:

a) O climograma I é representativo de uma região equatorial, porque as temperaturas permanecem altas o ano todo e as precipitações são constantes e elevadas.
b) O climograma II é representativo do hemisfério Norte, tendo em vista que as temperaturas são muito baixas em uma das estações.
c) Os climogramas III e IV representam áreas semelhantes localizadas em hemisférios opostos.
d) O climograma III é adequado à representação do clima do sul da América do Sul, conforme indica a baixa pluviosidade em quase todos os meses do ano.
e) Os dados expressos no climograma IV permitem afirmar que as temperaturas elevadas são diretamente proporcionais à quantidade de precipitação.
__________________________________________________________________
06- Considerando que a temperatura da atmosfera depende da insolação, é correto afirmar: 

a) Quanto maior a altitude, maior é a quantidade de calor aprisionada pela atmosfera e, conseqüentemente, mais elevada é a temperatura.
b) As isotermas da Terra têm uma orientação geral Norte–Sul ou meridiana, porque um dos fatores determinantes da variação da temperatura é a longitude.
c) O efeito estufa é um fenômeno atmosférico provocado pela ação humana.
d) Nas áreas tropicais e nas áreas polares, as variações anuais de temperatura são mais marcantes do que nas áreas temperadas.
e) A atmosfera atua como uma enorme manta protetora que conserva grande parte do calor solar recebido pela Terra.
 __________________________________________________________________
07- O estudo dos climas compõe um importante capitulo da ciência, e seu conhecimento é de suma importância para a organização e desenvolvimento das sociedades humanas. Os climas da Terra expressam, devido às suas diferenças, aspectos geográficos particulares.
Nesse sentido, é correto afirmar:

a) Os elementos do clima (temperatura, umidade e pressão atmosférica) apresentam diferenciações espaciais devido à influência dos fatores geográficos (latitude, longitude, altitude e maritimidade).
b) Os climas da Terra são definidos tanto por fatores astronômicos quanto por fatores estáticos, como as mudanças climáticas globais, dentro das quais sobressaem-se eventos catastróficos, como as tsunamis.
c) A circulação atmosférica da Terra é definida pela atuação das massas de ar, cuja dinâmica é controlada pela atuação do El Niño e do La Niña, eventos que resultam, respectivamente, do menor e do maior fluxo de calor nas águas do Oceano Pacífico.
d) A diferenciação geográfica dos climas da Terra decorre da interação entre os elementos e fatores geográficos do clima, tanto estáticos quanto dinâmicos. As mudanças climáticas globais indicam alterações nos climas do planeta, em escala secular (temporal) e global (geográfica), embora seja no âmbito das áreas urbano-industriais que os efeitos das atividades humanas sobre o clima sejam mais perceptíveis.
e) Os climas do Brasil apresentam, em sua totalidade, aspectos flagrantes de tropicalidade, expressos nas elevadas amplitudes térmicas diárias e sazonais, notadamente na porção mais ao norte do país. Nessa região – Domínio Amazônico –, na qual são registrados os mais fortes contrastes térmicos e pluviométricos do território nacional, a exuberância da floresta e o expressivo caudal dos rios atestam essa característica climática.
 __________________________________________________________________
08- Considere a seguinte tabela.


(Adaptado de SENE, E.; MOREIRA, J. C. Geografia Geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 1998. p. 463-464. Dados básicos: Anuário Estatístico do Brasil, 1995.)


Com base nessa tabela e em seu conhecimento sobre o clima, é INCORRETO afirmar:

a) As cidades litorâneas, praticamente ao nível do mar, podem apresentar, mesmo em posições geográficas distintas, médias térmicas aproximadas, já que as amplitudes térmicas diária e sazonal são menores, devido ao fator maritimidade.
b) É excepcional que uma cidade com a latitude de Brasília apresente média térmica anual superior a uma cidade com a latitude de Curitiba; tal excepcionalidade se deve ao fato de as duas cidades terem altitudes semelhantes.
c) A média térmica de Curitiba é inferior à de Porto Alegre devido à influência do fator altitude.
d) Curitiba e Porto Alegre, cidades localizadas ao sul do Trópico de Capricórnio, apresentam as menores médias térmicas dentre as cidades assinaladas, tendo em vista a influência predominante do fator latitude.
e) Os dados das cidades assinaladas permitem afirmar que o Brasil é um país continental com aspectos geográficos diferenciados.
 __________________________________________________________________
09- Na Ásia das Monções, ocorrem ventos que, durante uma época do ano, sopram num sentido e, em outra época, no sentido inverso. Com base nessas informações, está INCORRETA a afirmativa do item: 

a) esses ventos são produzidos por diferenças de pressão atmosférica entre o oceano Índico e o Sul e o Sudeste da Ásia.

b) as monções chegam às regiões asiáticas no verão, provocando fortes chuvas e inundações. 

c) durante o inverno, as massas de ar continentais úmidas deslocam-se para o oceano, provocando muita precipitação. 
d) a maior atuação das massas de ar oceânicas ocorre no verão, trazendo chuvas torrenciais para o continente.
e) por causa das monções, as porções Sul e Sudeste da Ásia são as áreas de maior índice pluviométrico do globo terrestre.
__________________________________________________________________


10- As imagens produzidas por satélites facilitam as análises atmosféricas, tornando-as mais precisas, pois oferecem informações atualizadas sobre os movimentos das massas de ar. 

A respeito das massas de ar que atuam no Brasil, assinale a afirmação incorreta. 
a) As massas Equatoriais, tanto a Atlântica quanto a Continental, são quentes e úmidas. 
b) A Massa Equatorial Atlântica não atua na Região Sudeste e forma os ventos alísios de nordeste. 
c) A Massa Polar Atlântica exerce influência sobre todas as regiões brasileiras, especialmente no Norte do país, onde produz o fenômeno conhecido como friagem. 

d) A Massa Tropical Continental, embora tenha a sua origem no continente, é bastante úmida devido ao intenso processo de evaporação das áreas  adjacentes à Bacia Amazônica. 
e) A Massa Equatorial Continental influencia todo o território brasileiro, deslocando umidade e calor, dando origem, assim, a intensas instabilidades.
 ______________________________________________________________
11- Uma importante característica dos tipos de clima do Brasil é a predominância da tropicalidade, que decorre da localização da maior parte do seu território na chamada “zona intertropical do Planeta”. A influência de determinados fatores, como altitude, latitude, continentalidade, maritimidade e massas de ar, interfere na configuração de diferentes índices de temperatura, umidade e precipitação.
Observe os climogramas a seguir:

FERREIRA, Graça Maria Lemos. Moderno atlas geográfico.
São Paulo: Moderna, 2008. p. 6.
A partir dos climogramas e das características climáticas existentes no Brasil, é correto afirmar que: 
a) o climograma 2 diz respeito ao clima tropical litorâneo úmido, que predomina no Nordeste e apresenta elevadas temperaturas e precipitações pluviométricas irregulares.
b) o climograma 1 refere-se ao clima tropical, que abrange a Região Centro-Oeste, caracterizando-se pelos elevados índices de precipitação e baixas temperaturas. 
c) o climograma 2 diz respeito ao clima subtropical úmido, que prevalece na Região Sul, caracterizando-se pela irregularidade das chuvas e altas temperaturas. 
d) o climograma 1 refere-se ao clima equatorial úmido, que abrange a maior parte da Amazônia e apresenta temperaturas elevadas e chuvas bem distribuídas durante o ano. 
e) o climograma 1 diz respeito a região norte do Brasil, caracterizando-se pela elevada amplitude térmica e a grande quantidade de chuvas. 
 _______________________________________________________________

12- Na Ásia das Monções, ocorrem ventos que, durante uma época do ano, sopram num sentido e, em outra época, no sentido inverso. Com base nessas informações, está INCORRETA a afirmativa do item:
a) esses ventos são produzidos por diferenças de pressão atmosférica entre o oceano Índico e o Sul e o Sudeste da Ásia. 
b) as monções chegam às regiões asiáticas no inverno, provocando fortes chuvas e inundações. 
c) durante o verão, as massas de ar continentais úmidas deslocam-se para o continente, provocando muita precipitação.
d) a maior atuação das massas de ar oceânicas ocorre no verão, trazendo chuvas torrenciais para o continente.
e) por causa das monções, as porções Sul e Sudeste da Ásia são as áreas de maior índice pluviométrico do globo terrestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...