quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

AS 10 CIDADES MAIS POPULOSAS DO MUNDO

Esta é uma lista das 10 cidades mais populosas do mundo.

A lista classifica unidades municipais urbanas do mundo de acordo com a população. Note-se que as populações listadas são para a cidade propriamente dita e não para a região metropolitana.


1 – Xangai – China = 13.831.900 hab

Xangai é a maior cidade da República Popular da China e uma das maiores áreas metropolitanas do mundo, com mais de 20 milhões de habitantes. Localizada na costa central da China oriental, na foz do rio Yangtze, a cidade é a mais populosa do mundo.


2 – Bombaim – Índia = 13.831.900 hab

Bombaim ou Mumbai é a capital do estado de Maharashtra e a maior cidade da Índia e a segunda mais populosa do mundo. Bombaim encontra-se na ilha de Salsete, ao largo da costa ocidental de Maharashtra. A sua região metropolitana é a terceira maior do mundo, com uma população de cerca de 22 milhões de habitantes. 


3 – Karachi – Paquistão = 12.991.000 hab

Karachi é a cidade mais populosa do Paquistão e a capital da província de Sind, no sul do país. É o centro financeiro, comercial e portuário do país. É a terceira cidade mais populosa do mundo.


4 – Delhi – Índia – 12.565.991 hab

Délhi figura a segunda mais populosa cidade indiana, e a quarta mais populosa do mundo — enquanto sua região metropolitana, conhecida como National Capital Territory of Delhi, da qual é capital, possui cerca de 22,2 milhões de habitantes destribuida por uma área estimada em 1.483 km².


5 – Istambul – Turquia – 12.517.664 hab

Istambul é a maior cidade da Turquia, a quinta maior do mundo, rivalizando com Londres como a maior área metropolitana da Europa. Grande maioria da população é muçulmana.


6 – São Paulo – Brasil – 11.316.149 hab

São Paulo é o principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América Latina. É a cidade mais populosa do Brasil, do continente americano e de todo o hemisfério sul do mundo. É a sexta cidade e quarta região metropolitana mais populosa do mundo.


7 – Moscou – Russia – 10.563.038 hab

Moscou é a capital e a maior cidade da Rússia e está entre as maiores áreas urbanas do mundo. Moscou é um grande centro político, econômico, cultural, religioso, financeiro, educacional e de transporte da Rússia. É também a sétima cidade mais populosa do mundo.


8 – Seul – Coréia do Sul – 10.464.051 hab

Seul é a capital, bem como a maior e mais importante cidade da Coreia do Sul, situada no noroeste do país, nas margens do Rio Han É a oitava cidade mais populosa do mundo e sua área metropolitana, por sua vez, que inclui a cidade de periférica de Incheon, engloba cerca de 22,7 milhões de habitantes. Seoul é o principal e mais desenvolvido centro financeiro e comercial da Coréia do Sul, e um dos principais do continente asiático e do mundo.


9 – Pequim – China – 10.123.000 hab

Pequim é a capital da República Popular da China e a nona cidade mais populosa do mundo. Situada ao norte do país, Pequim é famosa pela Cidade Proibida, um conjunto de palácios dos imperadores chineses construído no século XV. A cidade foi capital do Império Chinês de 1421 a 1911.


10 – Jacarta – Indonésia – 9.588.198 hab

Jacarta é a capital e maior cidade da Indonésia. Situa-se na ilha de Java e conta com cerca de 18,2 milhões de habitantes na sua área metropolitana e como cidade é a décima cidade mais populosa do mundo.



Bons Estudos !!!
Prof. Luiz  Fernando Wisniewski – Geografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...